5 motivos para você investir em um e-commerce.
A busca por praticidade, mobilidade e agilidade tem sido o principal motor que impulsiona o crescimento exponencial da utilização de canais web para acesso a informação e compras (e-commerce).
No quesito compras online, em especial, os números revelam que ano a ano essa modalidade de consumo só tem aumentado, para as mais variadas categorias de negócios e perfis de público. Mesmo em tempos de crise, o e-commerce tem mostrado crescimento, ao contrário dos resultados apresentados pelo varejo físico. Crescimento de 12% em 2017 e projeção de crescimento de 15% agora para 2018. Para termos uma ideia, a Black Friday de 2017, segundo dados do Ebit, representou nada mais, nada menos, que 2,1 bilhões em faturamento e cerca de 3,76 milhões de pedidos via compras online. Outro dado interessante é que 28% desses pedidos foram feitos pelo celular, aumento de 81% no share em relação ao ano anterior!
De acordo com dados divulgados pelo estudo “E-commerce Radar 2017 – Resultados do mercado de e-commerce do Brasil” da Neomove, em parceria com ABComm, o principal motivador das compras online continua sendo as buscas no Google, já que 52% dos pedidos são originados deste canal. A aquisição de clientes, porém, passa pelo e-mail marketing, redes sociais, entre outros.
Sem dúvida, a tendência é que essa forma de comprar acompanhe o crescimento e a transformação da sociedade e atingirá até mesmo aquele público mais resistente a esse novo formato. Estima-se que, até 2020, o número de compras online dobre no mundo todo. Logo, o futuro do e-commerce no Brasil é bastante promissor! Segundo a ABComm, as previsões de crescimento superam os R$ 60 bilhões em faturamento. Dá para animar, não é mesmo?
Mas enfim, se você já empreende no e-commerce, parabéns! Sabe que está no melhor caminho. Mas se AINDA não, vale a pena conhecer alguns motivos e repensar a decisão. Aqui listaremos 5 vantagens (além de toda a argumentação que já fizemos acima):
- FACILIDADE PARA COMEÇAR E INVESTIMENTO INICIAL BAIXO: Diferente de um negócio físico que envolve diversas questões burocráticas, adaptações de local, financiamentos que demandam tempo, um e-commerce pode ser estruturado em poucas semanas. O custo operacional é muito mais baixo que numa loja física (equipe reduzida, comissões, aluguéis, despesas operacionais) e o valor investido na elaboração e manutenção do e-commerce pode ser rapidamente compensado pelo fluxo de vendas, o que torna seu negócio sustentável em um tempo bem menor.
- FUNCIONAMENTO EM TEMPO INTEGRAL: Ainda fazendo comparações com as lojas físicas, a loja virtual “não fecha”. Isso significa mais oportunidade de negócios. Afinal, você está disponível 24 horas por dia e 7 dias na semana!
- FLEXIBILIDADE PARA VENDER: As opções são ilimitadas. Você pode montar um portfólio variado de produtos, como pode também se dedicar a um nicho específico. O comércio online permite a alternância entre diferentes estratégias de vendas, tornando-as mais flexíveis. Ou seja: mesmo que hoje você tenha um nicho específico, nada impede que você amplie sua oferta de produtos e serviços amanhã. Isso é possível uma vez que tais alterações demandam baixos investimentos. Outro ponto é que com um custo operacional menor, o comércio eletrônico consegue ter preços mais agressivos, condições e formas de pagamento muito atrativas para o mercado.
- SEM BARREIRAS GEOGRÁFICAS: Imagine que você, além de ter sua loja aberta todos os dias, você também pode vender para qualquer pessoa, em qualquer lugar. Não há fronteiras e suas possibilidades são infinitamente maiores.
- ATUALIZAÇÕES CONSTANTES E INTEGRAÇÃO: Na internet, você pode dar uma cara nova a sua loja sempre que quiser, a depender da ação promocional, da campanha ou do momento da empresa. É possível criar ambientes virtuais diferenciados, personalizados e, além disso, integrar componentes que propiciarão maior engajamento do seu público (Facebook, Instagram, Twitter, etc). Com todas as vias de comunicação conectadas em tempo real, você tem a vantagem de poder interagir e se relacionar com seus e clientes com muito mais agilidade e qualidade, gerando empatia e fidelização.
Essas são apenas algumas das muitas vantagens de investir nessa forma de negócio. Nada impede que, quem opera com lojas físicas, também parta para estratégias virtuais. Aliás, essa é uma forma muito interessante de inovar. É um excelente caminho para potencializar seus resultados. Que tal começar?
Por: www.ilion.com.br
Referências: Portal Administradores, Portal Profissional de E-commerce, Sebrae, Portal E-commerce de Sucesso, Economia de Serviços, E-Commerce News, Escola de E-commerce