12 de junho de 2018.
Em tempos de predominância de redes sociais, ouvimos muitas pessoas argumentando que o presente e o futuro da internet se resumem a isso: Facebook, Instagram, Youtube… Vemos muitas empresas e muitos profissionais limitando sua visibilidade utilizando apenas as redes sociais, como se estas fossem sozinhas a própria Internet. Vamos ao debate: Redes Sociais X Sites.
Rede Social é fantástica, isso é indiscutível. Aproxima as pessoas, humaniza a comunicação, tem uma velocidade de comunicação e interação enorme. Ela informa e entretém com uma força gigantesca. É fato que não se pode pensar em Marketing Digital excluindo a importância da rede social. No entanto, por exemplo, ter uma Fanpage, uma conta no Twitter ou um perfil no Instagram com vários seguidores não é o suficiente para garantir a solidez, a credibilidade e o interesse verdadeiro do seu cliente. Como assim?!
A internet nos possibilita, além de gerar negócios e compartilhar conteúdo, criar autoridade e relevância sobre determinada especialidade. Podemos nos tornar referência em algum tema, algum serviço ou produto. Diante dessas possibilidades, abriremos nesse post a reflexão redes sociais x sites e defenderemos 4 provas de que um site profissional será fundamental na consolidação desses oportunidades.
1. VISIBILIDADE:
Se o seu negócio é off-line (loja física, escritório, consultório, etc), saiba que, mesmo assim, um site aumentará exponencialmente sua visibilidade e poderá trazer muitos novos interessados no seu negócio. Além do que, praticamente todo mundo faz alguma pesquisa na Internet antes de fazer ou comprar algo. Se você tem um site, você está quilômetros à frente de concorrentes que não se preocupam em desenvolver uma presença online sólida.
2. EXCLUSIVIDADE E PERSONALIZAÇÃO: Vamos combinar que, por mais que seja fundamental estar nas redes sociais, o seu perfil no Instagram, mesmo contendo posts e imagens suas, continua sendo uma página do Instagram, concorda? O website é seu! É possível personalizá-lo à sua maneira, com as suas regras. Pode ter um layout exclusivo, atraente, com liberdade de criação, integrações e uma riqueza muito maior de detalhes e conteúdo.
3. FORTALECIMENTO DE MARCA (BRANDING): Um site participa ativamente da construção da autoridade e da força de uma marca. Funciona com um selo de qualidade que passa segurança e confiabilidade para o usuário. Mas, para que isso aconteça dessa forma, seu site precisa passar essa imagem. O fortalecimento de uma marca na web é um processo que inclui uma boa apresentação visual, facilidade de navegação, conteúdo relevante e o que chamamos de encontrabilidade. Seu site precisa ser achado, pois, não adianta estar na internet e não ser encontrado, ou ainda, ser encontrado e a “casa” estar totalmente desarrumada.
4. EXPANSÃO DE MERCADO: Um site te projeta globalmente, é uma ferramenta imprescindível se a sua meta é atuar além dos seus limites geográficos. Um site na internet te oportuniza negociar, de forma econômica, nacional e internacionalmente, pois é ponto basilar para uma boa e eficiente estratégia de marketing. Imagine que através do seu site você pode atrair inúmeros interessados em seus produtos ou serviços através da importância e da atratividade do conteúdo que você gera?
Enfim, sabemos que no universo digital, embora estar nas redes é importante e necessário, uma apresentação profissional fará toda a diferença na firmação da sua marca. Se você já possui redes sociais bem gerenciadas, pense que nada se comparará se elas estiverem integradas a um site bem estruturado, focado em resultados, que reflita todos os valores e missão da sua empresa. Entenda seu site realmente como a sua casa, seu escritório, ou sua loja que você gosta e quer receber pessoas para oferecê-las uma experiência totalmente positiva.
Depois desses argumentos deixamos a pergunta: Será que você não precisa de um site profissional para melhorar seus resultados?