11 de março de 2019.
Quem hoje não busca tornar- se uma referência? Até porque, já se sabe que a pergunta atual não é se é preciso estar na Internet ou não. A questão vai além! O ponto agora é como se posicionar e se destacar na web. Empresas e pessoas, dia a dia, buscam a geração de autoridade na Internet, como forma de alavancar seus negócios e promover sua imagem social. Dentre as diversas técnicas, o Marketing de Conteúdo é, com certeza, uma das formas mais eficazes de construir de forma sólida essa tão desejada reputação.
Marketing de Conteúdo consiste em criar e distribuir conteúdo valioso, relevante e consistente para atrair e adquirir uma audiência definida. É oferecer informação que faça diferença para as pessoas, que ajude, que contribua ou que até solucione dores, problemas, ou satisfaça às necessidades da sua persona. Em outras palavras, o objetivo é gerar valor para as pessoas e promover uma percepção positiva sobre a marca o que, por consequência, trará mais negócios.
Se levarmos em consideração as mudanças substanciais que ocorreram nos últimos anos na forma de se comunicar com o público, veremos o quanto a relação também mudou com esses usuários, ou com esses potenciais clientes. Mudança que vai da mídia de massa à mais completa segmentação e ao poder imenso de escolha que, hoje, a internet proporciona às pessoas.
De fato, saímos da era de “empurrar” produtos ou serviços para a era da informação, do agregar de valor. As pessoas têm necessidades, desejos, dores, dúvidas, enfim, um arsenal de emoções e vontades que precisam ser supridas ou solucionadas com algo que realmente faça a diferença e contribua para suas vidas. Aí está a essência do Marketing de Conteúdo: Oferecer informação que traga soluções. Não é só vender, porque esse não é mais o foco! O foco agora está no benefício que o conteúdo pode trazer para quem o recebe. Se o benefício acontece, se a solução aparece, a venda será uma consequência.
Imagine-se agora no lugar do leitor que acabou de achar o que procurava na internet, algo extremamente atrativo e, principalmente, verdadeiro e esclarecedor. Qual sua ação, além de ficar super empolgado por ter encontrado uma resposta aos seus questionamentos? Sim, normalmente se compartilha! E se isso acontece é porque você foi mais fundo, superou às expectativas e, como resultado, criou uma imagem positiva, foi referência, gerou confiança e autoridade.
Próximo passo: As pessoas confiam na sua marca, confiam no que você diz e isso faz com que elas tenham mais segurança em fechar negócios com você ou com sua empresa e, dessa forma, estejam mais propensas a gerar um ciclo de fidelidade com sua marca, além de ser parte fundamental na propagação.
É bom lembrar que os resultados do marketing de conteúdo e essa geração de autoridade não acontecem da noite para o dia, dependem de fatores importantíssimos que estão muito longe da comprometedora ansiedade de muitas empresas e empresários. É necessário manter uma página visualmente atrativa e atualizada na internet, manter uma frequência de publicação de conteúdo relevante e atrativo, estar presente e ativo nas redes sociais, entender o momento certo de conversar com sua persona e respeitar as fases da sua jornada de decisão, entre tantos outros.
Finalmente, o mais importante é decidir começar, planejar cuidadosamente sua abordagem e ações com o foco no benefício e na mudança que você pode ser para as pessoas. Pense nisso!