27 de agosto de 2019.
Todos os dias, percebemos o quanto o acesso à Internet pelos Smartphones tem crescido em escala geométrica, segundo a pesquisa realizada pela Hootsuite, em Janeiro deste ano, no mundo são mais de 5 bilhões de pessoas conectadas a web pelo celular. Isso representa mais de 65% da população mundial! Muita gente, não é mesmo? Como não supor que essas pessoas, em sua grande maioria, também estariam negociando e comprando pela internet? Pois saibam que o que era esperado já é realidade: Internautas estão usando cada vez mais aplicativos e redes sociais para compras.
Se formos falar sobre o Brasil – diga-se de passagem um dos países com maior percentual de usuários de Internet do mundo – há mais celulares do que pessoas, acredita? Isso mesmo! São mais de 215 milhões de linhas de celular ativas numa população de 211 milhões (estimativas IBGE)!
Ainda segundo a pesquisa Digital in 2019 da Hootsuite, somos mais de 149 milhões de usuários de internet no Brasil e destes, mais de 140 milhões ativos em alguma rede social. Todas essas informações que colocamos aqui nesse artigo são propositais, justamente para chamar atenção à algo muito importante: Se você quer vender mais, precisa concentrar esforços também na internet! É o momento de fazer um apanhado e avaliar como está sua presença, o seu relacionamento nas redes sociais e os meios que você oferece para facilitar a comunicação com seu público. Se os números apontam que o uso de aplicativos e redes sociais para compras está cada vez maior, por que agir de maneira contrária?
Outra pesquisa bastante interessante foi realizada pelo SPC Brasil e publicada pelo Portal G1, 61% dos internautas brasileiros fizeram compras por meio de aplicativos de lojas no último ano, 33% utilizaram as redes sociais como via de acesso a empresas para realizar alguma compra e 18% compraram algo via WhatsApp.
Fatores que ajudaram a fortalecer aplicativos e redes sociais para compras foram, segundos os pesquisadores: a facilidade de acesso pelo celular em qualquer lugar, a praticidade, o volume de ofertas e, no caso do WhatsApp, o retorno rápido na comunicação com o lojista.
Observamos também uma grande variedade de interesses no que se refere às categorias de produtos ou serviços comprados na web. Segundo as pesquisas, tanto SPC Brasil quanto da Hootsuite, itens como: roupas, artigos de beleza, eletrônicos, cuidados pessoais, viagens (incluindo hospedagens), música, games, entre outros, movimentam mais de 14 bilhões de reais na Internet, por ano.
Vejam este cenário no qual aplicativos e redes sociais para compras são o caminho para alavancar resultados e reflitam sobre a necessidade de estar pronto para esse novo momento:
Esse é o momento de fazer diferente e se destacar.