Blog

PORQUE
INFORMAR

18 de fevereiro de 2021.

2021 CHEGOU: em que investir nas redes sociais?

O ano de 2020 mexeu com a vida de todo mundo. A pandemia do novo coronavírus provocou dor e perdas, mas também transformou comportamentos, tecnologias e modos de trabalho que impactaram o marketing digital.

Enquanto as pessoas se adaptavam ao distanciamento social, as empresas tiveram que fortalecer sua transformação digital.

Nesse contexto, a pandemia lançou novas tendências ou acelerou movimentos que já vinham sendo apontadas em anos anteriores, tanto no trabalho das equipes de marketing quanto no comportamento do consumidor.

Então, vamos entender agora como será o Marketing Digital no próximo ano, considerando as mudanças que vivemos em 2020 e que ditam ou influenciam a maioria das tendências. Acompanhe:

 

Valorização das experiências em tempo real

As lives se multiplicaram em todos os canais — no YouTube, no Facebook, no Instagram e em plataformas específicas, como o Zoom — e bateram recordes de visualizações.

As pessoas queriam se conectar umas com as outras, em um cenário de isolamento e incertezas.

Mais que isso: elas queriam conexões humanas em tempo real, que aprofunda a proximidade e o envolvimento com o conteúdo e atende à ânsia de um público cada vez mais apressado e exigente.

 

Criação de conteúdos interativos

Conteúdo interativo não é novidade, porém ele continuará sendo tendência para 2021. Passamos por um ano de distanciamento social, que nos impediu de estar perto das pessoas presencialmente e levou as interações para as telas.

Por isso, as marcas passaram a investir mais na interatividade para criar um envolvimento humano. Assim como as experiências em tempo real e o uso do UGC, que já citamos, os conteúdos interativos conectam marcas e consumidores.

Mas a interatividade também é tendência porque as marcas precisam, cada vez mais, criar conteúdos que se destaquem em meio a uma infinidade de publicações na web.

 

TikTok e Reels

O TikTok se consolidou no Brasil em 2020. Durante a quarentena, no primeiro trimestre do ano, foi o app mais baixado do mundo, com bilhões de downloads.

Portanto, o crescimento do TikTok é uma das principais tendências de Marketing Digital para ficar de olho em 2021. Desvendar o algoritmo do TikTok e entender como viralizar por lá é um dos desafios.

O sucesso da rede social em 2020 foi tanto que causou reações. Nos Estados Unidos, o ex-presidente Donald Trump bloqueou as atividades do app no país (decisão ainda em disputa judicial).

No Instagram, Mark Zuckerberg inseriu uma nova funcionalidade semelhante ao TikTok (para não dizer igual), chamada de Reels.

Os Reels devem ser acompanhados de perto em 2021, porque também tendem a crescer. Afinal, a ferramenta conta com a base de usuários que já está no Instagram e já gasta horas do seu dia por lá.

Mais importante ainda que estar no TikTok ou no Reels é entender a linguagem de conteúdo que essas plataformas estão consolidando.

 

Fonte: RockContent