27 de junho de 2018.
Na era em que consolida-se o conteúdo como o grande protagonista da geração de autoridade na internet o bom e velho email jamais poderia ficar de fora das estratégias de marketing de conteúdo. Falaremos nesse post da importância de se manter com qualidade e compromisso essa fortíssima ferramenta: o Email Marketing.
O email marketing faz parte das estratégias que conhecemos como “push”, pois, você quem manda proativamente conteúdo para usuários, que não precisam fazer nenhuma ação para receber. É uma interação entre a marca e seus contatos ou clientes.
É um canal mais lento, à princípio, de custo relativamente baixo mas com alta possibilidade de segmentação, pois você pode definir exatamente quem irá receber sua mensagem e quando irá receber. Numa estratégia de funil de conversão, o email é o principal mecanismo de nutrição de informações e gerador de relacionamento, até que esse lead se torne de fato um cliente. Ou seja, é por este caminho, que o visitante poderá sentir-se atraído pelo seu conteúdo e seus argumentos e poderá tornar-se um cliente efetivo. É muito utilizado para engajamento e retenção. No entanto, parcimônia! Esse recurso deve ser usado num segundo estágio da sua estratégia de marketing Digital, pois é necessário que, em algum momento antes, este usuário tenha te fornecido esse endereço, para que daí você o tenha na sua base de contatos.
Além das vantagens que já citamos, uma das mais interessantes é a liberdade de criação. Imagine que num email você pode tratar do tema do seu interesse sem nenhuma restrição criativa, sem limite de caracteres e com a possibilidade de deixar seu conteúdo mais atrativo com a inserção de imagens ou vídeos. Há possiblidade também de deixá-lo mais personalizado, com o nome e sobrenome do destinatário, saudação pessoal ou alguma informação que você tenha sobre esse usuário tornando essa comunicação única para cada um. Enfim, as oportunidades são inúmeras.
O email marketing deve obedecer a um ciclo de ações numa estrutura escalável de aperfeiçoamento. Ou seja, segmenta-se, engaja-se com conteúdo realmente relevante para ele, oferta-se e reinicia-se o ciclo. A atenção deve estar em todas as etapas e, em todas, você poderá obter dados valiosos para o prosseguimento e abordagem das suas campanhas. Lembre-se que esse contato escolheu estar na sua base, cabe a você ser interessante o suficiente para mantê-lo nela. Crie um conteúdo envolvente, com um título empolgante, uma boa apresentação visual, um texto coerente e edificante, uma oferta atrativa, sem esquecer da funcionalidade. Certamente você ficará muito satisfeito com os resultados.
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